12 junho 2024

Rio Tarauacá transborda e águas chegam em quintais e ruas; não há desabrigados

Redação Folha do Acre

Date:

O Rio Tarauacá, na cidade de mesmo nome, no interior do Acre, transbordou na noite desse domingo (17) e chegou a marca de 9,70 metros. A cota de transbordo é 9,50 metros. Nesta segunda (18), o manancial segue marcando 9,70 metros.

Segundo a Defesa Civil Municipal, não há desabrigados no momento, contudo, as águas já chegaram nos quintais e ruas do bairro Senador Pompeo, conhecido popularmente como bairro da Praia, região que fica bem próxima ao rio.

“Passou 9,50 metros ontem [domingo, 17] às 18h. Chegou 9,70 metros à noite. Segue 9,70 metros, segue estável e nossa próxima leitura será às 18h”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, subtenente João Gonzaga.

O coordenador disse que as equipes percorreram todo bairro da Praia nesta segunda para checar se alguma família precisava de ajuda. Porém, a água do rio chegou apenas em alguns quintais e ruas que ficam muito próximos ao manancial. A previsão é de que o nível baixe ainda nesta segunda.

“Serviço de água, luz e esgoto está tudo mantido. A gente até esperava, é muito comum aqui, depois dos 10,30 metros a gente começa a se preocupar, colocar o plano de contingência em prática”, reforçou.

Gonzaga explicou também que a subida repentina das águas ocorreu por conta das chuvas na cabeceira do Rio Jordão, que deságua no Rio Tarauacá. “Aqui choveu um pouquinho, mas nem influência muito. O que interesse pra gente é o Rio Jordão, que baixou 30 centímetros. A expectativa é de que essa água aqui baixe 30 a 20 centímetros de hoje para amanhã [terça,19]”, concluiu.

G1

Últimas