A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (15) a Operação Elo Quebrado, cumprindo cinco mandados judiciais na cidade de Cruzeiro do Sul. Na ação foram presos um policial penal, de 50 anos, e três detentos.
Eles são acusados dos crimes de tráfico de drogas, receptação, corrupção passiva e ativa, e participação em organização criminosa.
Segundo as investigações, o policial penal era responsável por facilitar a entrada de produtos ilícitos no presídio Manoel Néri da Silva, entre os quais drogas e celulares. A Polícia Civil já vinha investigando o servidor público.
Com a obtenção de imagens do sistema de monitoramento do presídio, os investigadores concluíram pela participação do policial penal no esquema. Ele é acusado de transporte e introdução, no presídio, de entorpecentes, celulares e outros objetos proibidos no local. Também foi possível identificar os receptores do contrabando.
A justiça expediu os mandados de prisão e de busca e apreensão que levaram à prisão dos envolvidos.
O nome da operação (Elo Quebrado) faz referência ao servidor de conduta criminosa que rompeu com as funções de resguardar suas obrigações dentro do sistema prisional.