20 junho 2024

Pelo 3º mês seguido, Acre tem queda nas vendas do comércio varejista

Redação Folha do Acre

Date:

Dados que comparam das vendas do comércio varejista no Acre em setembro e outubro deste ano mostram que, pelo terceiro mês seguido, o estado apresentou queda nesse setor. No comércio varejista, o produto é vendido diretamente para o consumidor final. Ou seja, quem compra é a mesma pessoa que vai utilizar o produto ou serviço. Na comparação entre os dois meses [setembro e outubro], a queda foi de 0,8%, menor ainda do que o registrado em outubro, quando chegou a 1,2%.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram ainda que, mesmo diante das consecutivas quedas, no acumulado de janeiro a outubro, o estado soma aumento de 4,8% e nos últimos 12 meses, esse aumento é de 4,5%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu ainda mais. Em outubro a queda foi de 3,8%. Porém, manteve variação positiva, quando se analisa janeiro a outubro, ficando em 2,2%. Se comparado os últimos meses, o volume também ficou positivo em 3,2%.

Informações G1

Últimas