2 março 2024

Menos de 2 meses após entregas, móveis do Programa Recomeço são colocados à venda em Rio Branco

Redação Folha do Acre

Date:

Pouco mais de um mês depois que a Prefeitura de Rio Branco realizou o início das entregas dos móveis às famílias atingidas pelas enchentes, objetos começaram a ser colocados à venda. Em uma captura de tela enviada à TV Gazeta, é possível ver uma geladeira ser oferecida por R$ 1.900: “Tá novinha”.

Quando o programa ‘Recomeço para as Famílias’ surgiu, foi com intuito de ajudar as pessoas atingidas pela alagação que assolou a capital em março deste ano. No dia 23 de outubro, as primeiras entregas foram feitas. Agora, menos de dois meses depois, é possível ver pessoas vendendo os eletrodomésticos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em pessoa da secretária Suellen Araújo, afirma que os beneficiados pelo projeto receberam um termo, que foi assinado por cada um, dizendo que os bens não podem ser vendidos.

“Recebem um termo, a qual eles assinam, dizendo que não podem se desfazer do bem. Uma vez que eles receberam, foi porque se encontram em situação de vulnerabilidade social”, destaca a secretária.

Apesar de situações como essas, Araújo salienta que é gratificante que a maioria das pessoas está grata com o que receberam. “Pessoas que não tinham onde dormir, que não tinha recuperado a geladeira, o fogão. Desfazer o projeto todinho é injusto por isso”.

Um relatório vai ser feito para cada um que recebeu os produtos da Prefeitura e que colocou à venda. De acordo com Suellen Araújo, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) vai realizar visitas e, então, fazer relatórios, para poder enviar aos órgãos responsáveis.

Agazeta.net

Últimas