23 fevereiro 2024

Mais da metade da população do Acre vive em situação de pobreza, diz IBGE

Redação Folha do Acre

Date:

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta semana, apontam que, no Acre, 51% da população vive em situação de pobreza. No Norte, o estado perde apenas para o Amazonas, cujo índice chega a 55%.

Os números mostram ainda que, em relação à pobreza, o Acre fica acima da média nacional (31,6%). Apesar de alto, o índice vem caindo no estado. Em 2021, mais de 54% dos acreanos viviam essa realidade.

Quando analisados os dados de extrema pobreza, o Acre tem 14% da população nessas circunstâncias, ocupando o primeiro lugar no ranking regional. No ano retrasado, esse número era de mais de 17%. Nesse quesito, o estado, novamente, fica bem acima da média nacional, que é de 5,9%.

Apesar dos altos índices de pobreza, a região Norte e Nordeste foram as que apresentaram as maiores reduções nos percentuais. Segundo analistas, isso se deve à ampliação dos programas sociais.

Entre os acreanos em situação de pobreza que não contam com benefícios do governo, 55,4% vive com menos de R$ 34 por dia e 21% com pouco mais de R$ 10 por dia.

Informações A Gazeta do Acre

Últimas