16 junho 2024

Infectologista Thor Dantas alerta sobre doenças durante a temporada de chuvas no Acre

Redação Folha do Acre

Date:

Em meio ao início da temporada de chuvas, comuns na região por conta do inverno amazônico, os profissionais de saúde encaram um desafio monumental: as síndromes febris agudas. Com o intuito de alertar sobre os desafios dessa e outras síndromes, o Dr. Thor Dantas compartilhou em suas redes sociais dicas de como enfrentar esse período.

‘’Antes mesmo de identificar a doença específica, o foco inicial deve ser a avaliação da gravidade’’, destaca o infectologista. Sendo os sinais de alerta dores abdominais intensas ou dispneia e alterações de consciência.

Diagnóstico das Síndromes Febris Agudas

Doenças como dengue e leptospirose têm sintomas semelhantes no início, então, o diagnóstico diferencial é imprescindível, e não se limita apenas a essas duas, os sintomas também podem ser: hepatite, DSTs, malária, sepse ou febre amarela que também entram na equação.

O doutor Thor Dantas também enfatiza para o cuidado com os Arboviroses, como Zika e Chikungunya, que tem características semelhantes com a dengue, e a atenção aos detalhes é crucial para um diagnóstico preciso. Lembrando que estão circulando no estado os arboviroses, Oropouche e Mayaro, cada uma com suas peculiaridades e riscos.

Atendimento médico

Qualquer sintoma, dos citados acima, deve ser levado em consideração, e a busca pelo atendimento médico, imediata. A importância de notificar casos suspeitos à vigilância epidemiológica é o que garante o controle eficaz dessas doenças através do trabalho em equipe dos médicos, que no período de chuvas, têm atenção redobrada.

Fonte: A Gazeta

Últimas