23 junho 2024

Cerca de 60% dos presos em presídios de Rio Branco são reincidentes, afirma delegado

Por Redação Folha do Acre

Date:

O delegado da Polícia de Civil do Acre (PC/AC), responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Alcino Júnior, em entrevista ao programa Gazeta Entrevista, nesta terça-feira (26), afirmou que cerca de 60% dos aprisionados em presídios de Rio Branco são reincidentes.

“Um dos principais problemas do sistema prisional é reincidência. Então, a gente tem a entrada e saída constante. Sem medo de errar aqui, hoje, a gente bate 60% de reincidência. É altíssimo”, comenta o delegado.

De acordo com ele, as pessoas saem do sistema prisional, mas sem estarem reeducadas, por várias razões, e acabam voltando.

“Estão saindo, sem estarem reeducados, por várias razões, e vão acabar voltando. Saem com tornozeleira e quantos teriam coragem de oferecer emprego para aquele cidadão que está com tornozeleira ou se tem ciência que é um egresso?”, questiona ao apresentador do programa, Astério Moreira.

Segundo Alcino Júnior, pela falta de oportunidade as organizações criminosas prometem muita coisa para os membros que são egressos, o que faz eles voltarem ao mundo do crime e, como consequência, para o presídio.

“A pessoa entra de novo nas ‘oportunidades’ de onde já era antes de entrar no presídio. Com as facções acaba que você tem um link muito forte e acabam prometendo muito para esses membros que são egressos”, salienta Júnior.

Informações agazeta.net

Últimas