23 julho 2024

Aneel deve anunciar hoje reajuste de 14,75% na conta de energia no Acre

Redação Folha do Acre

Date:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá anunciar nesta terça-feira, 5, a revisão da tarifa de energia elétrica da Energisa Acre. O reajuste passa a valer já no próximo dia 13 de dezembro. A informação foi confirmada pelo presidente do conselho tarifário, Ivan de Carvalho.

Antes de sacramentar o reajuste, a Aneel havia feito três propostas, uma de 30%, outra de 27% e a última de 22%, ambas rejeitadas por entidades sociais. “Essa é uma vitória, haja vista que em outros estados o reajuste chegou a 30%”.

Os itens que contribuíram para os índices calculados, de acordo com a Aneel, foram os encargos setoriais e de distribuição de energia, e por componentes financeiros. No Acre, a Energisa atende a 285 mil unidades consumidoras.

Ainda segundo a Aneel, a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

Ac24horas

Últimas