24 fevereiro 2024

Aleac, governo e Dom Porquito debatem apoio para produção de suínos e aves; Mailza anuncia investimentos para o setor

Por Anderson Bodanese

Date:

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, reuniu-se nesta segunda-feira (4) com a governadora em exercício, Mailza Assis, secretários de Estado, presidente da agroindústria Dom Porquito, Paulo Santoyo, representantes de bancos e instituições ligadas à indústria para tratar sobre a expansão da cadeia produtiva de suínos e aves na região do Alto Acre.

A reunião que ocorreu no Palácio Rio Branco é fruto da audiência pública realizada em Epitaciolândia em agosto deste ano onde foi debatido juntamente com a sociedade e empresários o fortalecimento do setor produtivo dos municípios do Alto Acre. A Aleac repassou a demanda ao governo do Acre, que se prontificou a contrubuir com o fortalecimento do setor agroindustrial no estado.

O presidente Luiz Gonzaga afirmou que a reunião é importante para alinhar as demandas do setor produtivo com as políticas públicas do governo do Acre visando o fortalecimento da cadeia produtiva. O parlamamentar disse ainda que graças à ação da Aleac, com a audiência pública, foi possível identificar problemas e buscar soluções junto ao governo.

“O papel da Aleac foi realizar a audiência pública no Alto Acre e graças a esse ato conseguimos constatar problemas que foram repassados ao secretário de Planejamento do governo para encontrar uma solução para a produção de suíno e frango naquela região que tem um potencial muito grande. O objetivo é gerar mais renda e emprego no nosso estado com a expansão na produção de carne suína e de frangos. A reunião foi boa e a nossa governadora em exercício, Mailza, se dispôs a ajudar e vamos formar uma comissão para investir ainda mais no agronegócio”, disse.

A governador em exercício, Mailza Assis, afirmou que o governo do Acre está disposto a contribuir com o desenvolvimento do estado através de incentivos para as cadeias produtivas.

“A busca do desenvolvimento e melhoria na esconomia do nosso estado é prioridade para o governo e a Dom Porquito já mostrou que é uma empresa que já deu certo e está precisado de um aporte para gerar ainda mais emprego e renda. Estamos discutindo caminhos para fazer o Acre crescer ainda mais. Nos comprometemos com a garantia para a criação de um fundo para dar suporte aos nossos empresários e produtores”, disse Mailza.

O presidente da Dom Porquito, Paulo Santoyo, disse que o Acre tem um grande potencial de produção e o aporte aos pequenos produtores vai alavancar ainda mais a economia.

“Temos uma demanda, temos clientes e a indústria tem capacidade de abate. O que tem que se criar agora é oportunidade para os pequenos produtores da agricultura familiar para produzir suínos e aves para alimentar a indústria e o Acre exportar ainda mais carne. O governo do Acre tem sempre deixado a porta aberta para criar condições pra isso. Quero parabenizar o governador Gladson e a vice-governadora Mailza e o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, por incentivar o crescimento do Acre”, disse.

Participaram da reunião a governadora em exercício, Mailza Assis, o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, deputado federal Eduardo Veloso, presidente da Dom Porquito, Paulo Santoyo, secretário da Indústria, Ciência e Tecnologia, Assur Mesquita, secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, secretário de Agricultura, Luiz Tchê, presidente da Federação das Indústria do Acre, José Adriano, representates de instituiçoes financeiras e da indústria acreana.

Últimas