21 julho 2024

Rio Branco não oferecerá transporte gratuito durante ENEM, ao contrário de outras capitais brasileiras

Assessoria

Date:

Diante das inúmeras indagações que vem recebendo acerca se haverá ou não a gratuidade e o reforço a frota de ônibus no transporte coletivo nos dias do Enem como solicitou à Prefeitura, a deputada Socorro Neri(PP) informou que o prefeito Tião Bocalom preferiu ,através da Casa Civil, encaminhar um ofício do RBtrans alegando que o órgão não tem amparo legal para garantir a gratuidade. A autarquia informou ainda acerca do plano operacional de reforço da frota, como solicitado por Neri.

A deputada reconheceu que o RBtrans ,realmente, não tem a competência de garantir a gratuidade,MAS O PREFEITO SIM, desde que a medida seja aprovada pela Câmara dos Vereadores. “Tanto que 11 capitais brasileiras já anunciaram a gratuidade por meio de Decreto Municipal confirmado pelo legislativo mirim”, lembrou a deputada. “Já fica aqui, portanto, a sugestão ao prefeito para enviar projeto à Câmara Municipal para garantir a gratuidade a partir do próximo ano. Se concordarem, reforcem o pedido”, incentivou a deputada.

Preocupação

Restou ainda uma preocupação: o fato do plano operacional de reforço da frota enviado à parlamentar ser insuficiente em vista da demanda esperada para estes dias. Considerando, explica a parlamentar, que das 40 linhas listadas no Plano de Operação para o ENEM/2023, ”72% serão atendidas com apenas 1 ônibus, 25% contam com 2 ônibus e apenas 2,5% terão 3 ônibus”.

Com isto, a deputada espera que o prefeito Bocalom, pelo menos, recomende à RBtrans que, de fato, coloque mais ônibus nos horários de deslocamento dos inscritos do ENEM nos horários de prova. É um problema sério, enfatizou a deputada, que pode impactar negativamente no acesso de muitos inscritos aos locais de prova. “Resta, portanto, ao Poder Público dar uma solução satisfatória com um reforço de frota suficiente e que venha ao encontro de uma necessidade real de grande parte dos inscritos”.

Com décadas no ensino público resultantes da vocação e tradição no Magistério, Neri desejou sucesso a todos os inscritos e “que o ENEM venha despertar em cada um a satisfação, realização e a certeza de dias melhores que só a autêntica educação e conhecimento garantem”

Últimas