A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, participou nos dias 8 a 10 de novembro do 26º Fórum de Governadores onde se reuniu com presidentes de outros Institutos de Terras para debater a regularização fundiária na Amazônia Legal.
A presidente acompanhou a agenda do governador Gladson Cameli que esteve representando o Acre no fórum e cumprindo a determinação dele de buscar parcerias que facilitem o trabalho do Iteracre e assim entregue melhores resultados para a população.
O evento, promovido pelo Consórcio Amazônico, reuniu representantes dos estados amazônicos para discutir temas importantes como a desburocratização do processo de regularização fundiária.
Para Gabriela Câmara, o evento foi de fundamental importância para a troca de experiências e vivências para o bem coletivo.
“Foi extremamente proveitoso participar do 26 Fórum de Governadores da Amazônia Legal onde nos reunimos com representantes de outros institutos de terras. O fórum foi muito importante para efetivarmos integração. O objetivo desta integração é a união dos nossos povos que fortalecerá a Amazônia. Temos um governador comprometido com a regularização fundiária e posso dizer que avançamos muito e avançaremos ainda mais”, diz.
Cooperação técnica
Durante o evento houve um importante marco: a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Consórcio Amazônico e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O acordo reflete o compromisso conjunto em abordar os desafios nas regiões de fronteira.
“Esta iniciativa, focada nos núcleos estaduais e estratégias de desenvolvimento, destaca a união de esforços dos governadores para construir um futuro sustentável na Amazônia. Essa cooperação é um passo crucial para enfrentar os desafios complexos e promover não apenas a regularização fundiária, mas também o desenvolvimento integrado em prol de toda a região. Em relação a nossa pauta de regularização fundiária informes dos trabalhos realizados durante nosso primeiro ano de gestão e também falamos sobre os trabalhos da Câmara setorial dos Institutos de Terras da Amazônia Legal”.
Ainda sobre o Fórum vale ressaltar que os governadores assinaram o acordo de cooperação técnica entre consórcio amazônico e Ministerio da Integracao e Desenvolvimento Regional para tratar sobre os núcleos estaduais de fronteira e estratégias de desenvolvimento das regiões.