21 julho 2024

PF investiga empresários e políticos por fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Rio Branco, CZS e Porto Walter

Assessoria

Date:

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (07/11/2023), a Operação Resquícios, que investiga esquema de fraude em licitação, lavagem de capitais e organização criminosa ocorridas nos Municípios acreanos de Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

O esquema era composto por um núcleo político, integrado por agentes públicos que direcionavam e favoreciam certas empresas em licitações ocorridas em Porto Walter/AC e um núcleo empresarial, que superfaturava o objeto das licitações e operava a lavagem do dinheiro, remetendo parte dos valores aos agentes públicos envolvidos.

A Operação, que contou com aproximadamente 40 Policiais Federais, para cumprimento de 9 (nove) mandados de busca e apreensão nas cidade de Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC e Pau dos Ferros/RN, expedidos pela Vara Única da Justiça Federal da Subseção de Cruzeiro do Sul.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, nos termos do artigo 337-L, do Código Penal, além dos crimes de Lavagem de Capitais, previsto no art. 1° da Lei 9.613/1998 e Organização Criminosa, previsto no art. 2° da Lei 12.850/2013.

O nome da operação (Resquícios) é uma referência aos indícios de cometimento de delitos que foram encontrados em outras investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul.

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre
Fone: (68) 99912-8812
E-mail: [email protected]
www.gov.br/pf

Últimas