16 julho 2024

Estudantes fazem manifestação contra redução de linhas de ônibus em Rio Branco

Redação

Date:

Estudantes e demais usuários do transporte coletivo de Rio Branco fecharam o Terminal Urbano, no Centro da capital acreana, na tarde desta terça-feira (14), para chamar a atenção do poder público sobre a situação dos serviços ofertados e temendo redução de linhas.

O ato de protesto, que contou com cartazes, durou cerca de uma hora. Segundo Ana Laura, que é estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre (Ufac) e integrante do Movimento por uma Universidade Popular (MUP), a manifestação foi organizada por estudantes, centros acadêmicos e sindicatos.

“A intenção é fazer a denúncia a população acreana da precarização do transporte de Rio Branco. Hoje a Ricco transportes atua de maneira ilegal, sem licitações, fazendo a própria fiscalização e recebendo verba pública pra manter um serviço péssimo. Hoje a população sofre com a superlotação dos ônibus, falta de linhas que estão cada vez mais reduzidas e dificultando a rotina da população, sem contar no valor absurdo […] hoje a Câmara de Vereadores aprovou de maneira vergonhosa o repasse de 11 milhões para a Ricco e queremos saber pra onde vai esse dinheiro que é público, que é nosso, fruto de nossos impostos.”, comentou a aluna.

O g1 entrou em contato com a empresa, e a assessoria de imprensa informou que o responsável estava viajando e não havia nenhum outro representante que pudesse falar. A eminência de paralisação das linhas já nesta quarta-feira (15).

G1

Últimas