2 março 2024

Energia elétrica no Acre deve ter reajuste de 22% a partir de dezembro de 2023

Redação

Date:

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sinaliza um reajuste de 22,07% nas tarifas da Energisa no Acre, com previsão para a primeira quinzena de dezembro. O aumento impactará diretamente os consumidores, já que a Energisa atende quase 300 mil unidades no estado.

A empresa esclareceu que a revisão tarifária é de responsabilidade da Aneel, que ainda está em fase inicial do processo, com o percentual final a ser determinado. Os índices consideram encargos setoriais, distribuição de energia e componentes financeiros.

Diante desse cenário, o Senador Alan Rick (União-AC), coordenador da Bancada Federal do Acre, e os deputados federais negociaram com a Aneel uma redução no percentual de mais de 22% de aumento previsto na conta de luz dos acreanos.

Nesta terça-feira, 21, o Senador, acompanhado da Deputada Federal Socorro Neri e do Deputado Federal Zezinho Barbary, esteve na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), reunindo-se com o Diretor-geral, Sandoval Feitosa, e o Diretor Hélvio Neves Guerra, relator do processo de revisão tarifária do Acre, além do corpo técnico da ANEEL.

Alan Rick adiantou que, após a reunião, obteve a garantia de que o índice de aumento será bastante reduzido. O Senador pretende apresentar um projeto de lei para revisar a forma de repartição da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um encargo pago pelas empresas de distribuição de energia.

“É um aumento exagerado e nós viemos pedir socorro para que a ANEEL nos ajude a encontrar soluções para reduzir esse impacto na conta de luz dos acreanos. Saímos com a garantia de que o índice será bastante reduzido”, afirmou Alan Rick.

Últimas