17 julho 2024

Vereadora Lene pede por gratuidade no transporte público em dias de prova do Enem

Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

Na Câmara Municipal de Rio Branco, a vereadora Lene Petecão (PSD) usou parte do seu tempo de fala na sessão plenária dessa terça-feira (24), para pedir uma inseção de tarifa do transporte público do município nos dias da prova do Enem, que acontece nos domingos, 5 e 12 de novembro.

O objetivo é garantir o meio de locomoção para  pessoas que não têm condições de se deslocarem até o exame: “Muitos jovens não tem dinheiro pra chegar até o local da prova. Por isso estou pedindo aqui un olhar social da Prefeitura pra avaliar esse pedido”, disse a vereadora.

“Estou pedindo  transporte público gratuito nos dias de Enem. Apresento essa reivindicação ao Prefeito do Município para que seja vista essa possibilidade. A justificativa são os jovens que não tem dinheiro pra chegar até a Universidade”, disse. A vereadora afirmou também que iria encaminhar a solicitação ao presidente da RBTrans, para que ele paute a possibilidade.

No ano passado, a RBTrans não garantiu a gratuidade do transporte, mas aumentou a oferta de ônibus nos dias de prova, com 101 ônibus disponíveis operando à partir das 5h30 da manhã.

A frota que costuma ser reduzido aos domingos circulou como em um dia semanal. A empresa responsável pelo Transporte Público de Rio Branco informou que no primeiro dia de prova do ano de 2022, que aconteceu no dia 13 de novembro, cerca de 11 mil pessoas utilizaram ônibus no município.

Últimas