24 fevereiro 2024

Socorro Neri solicita ao prefeito Bocalom transporte público gratuito durante provas do Enem

Assessoria

Date:

Em ofício enviado à Prefeitura de Rio Branco, a deputada Socorro Neri(PP)solicitou ao prefeito Tião Bocalom que estabeleça a gratuidade no transporte público durante as provas do ENEM(Exame Nacional de Ensino Médio)2023,além de garantir o aumento da frota de ônibus como forma de suprir a demanda necessária para a garantia do acesso universal à educação. ”É uma forma de assegurar a mobilidade dos estudantes nos dias de prova do Enem, sobretudo para os de menor faixa de renda”. ressaltou. Pelas regras atuais, em Rio Branco os estudantes pagam tarifa de R$ 1,00(hum real) enquanto que os que não estão estudando mas farão o ENEM (portanto já terminaram o ensino médio) pagam tarifa normal.

A deputada argumentou que, em meio aos maiores problemas enfrentados pelos estudantes para acesso aos locais onde serão realizados os exames, figuram a distância entre o local de moradia e o local de prova, a dificuldade financeira de muitos estudantes no acesso à mobilidade e dificuldade de acesso aos locais de prova. Portanto, alega a parlamentar, a implementação pela Prefeitura de Rio Branco da gratuidade no transporte seria, sem dúvida, uma ação concreta e extremamente oportuna para garantir a melhor execução das provas do ENEM/2023 que acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro.

Neri lembrou ainda que diversas cidades estão adotando ações voltadas a garantir o melhor acesso dos estudantes para a realização das provas do Enem/2023.E citou como exemplo Campo Grande(MS) que decretou gratuidade do transporte público coletivo municipal nos dias de realização do ENEM e dos vestibulares de universidades públicas na capital e Guarulhos(SP), que já garantiu gratuidade nos dias das provas do ENEM, “além das cidades de Belo Horizonte(MG) e Rio de Janeiro(RJ) que criaram ações para o aumento da frota de transporte público e gratuidade no metrô”.

ENEM no Acre

Socorro Neri destacou ainda que o ENEM é a porta de entrada para milhares de acreanos que sonham com o diploma superior, ”que venha garantir mais conhecimento e melhor condição de emprego e renda”. E informou que o número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no Acre chegou a 24.243 , de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Um índice , salientou a deputada , 9,4% maior que o registrado em 2022, o que demonstra que o acreano acredita no ENEM e aposta na educação.

Neri enfatizou ainda que só em Rio Branco são 15.313 candidatos, dentre eles uma grande quantidade com dificuldades financeiras e que aguarda uma iniciativa do Poder Público que venha ao encontro de suas necessidades e expectativas. ”E a gratuidade do transporte público aliado ao aumento da frota de ônibus nos dias das provas seria uma demonstração mínima de consideração aos estudantes e compromisso com a educação”, finalizou.

Últimas