23 fevereiro 2024

População no Acre consome água do Rio Amônia em meio à morte de peixes

Redação

Date:

A água onde os peixes estão aparecendo mortos desde a última sexta-feira, 29, no Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo (AC), é a mesma que continua sendo captada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e distribuída para cerca de 15 mil casas no município no interior do estado.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) que estão no município captando a água, disseram que um laudo sobre a qualidade do produto será emitido em cerca de 15 dias.

Mas enquanto não há uma resposta sobre a causa da morte dos peixes, o Saneacre não vai interromper a captação e distribuição.

“Eu por mim, parava. Mas eu falei com o diretor operacional, Alan Ferraz, e ele disse que eu que deveria decidir, junto com a população. Mas a população diz que não tem como ficar sem água. Aí continuamos captando, tratando e distribuindo para os moradores normalmente”, relata, destacando que o município conta com uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que garante a qualidade do produto distribuído.

Os peixes começaram a aparecer mortos no Rio Amônia na última sexta-feira, 29. As equipes da Sema e Imac chegaram à Marechal Thaumaturgo ao meio-dia dessa terça-feira, 3.

Com informações Ac24horas

Últimas