Ícone do site Folha do Acre

Obra de revitalização da Biblioteca da Floresta inicia no primeiro trimestre de 2024, diz Seop

Por Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Fechada desde 2019, a Biblioteca Pública da Floresta, um dos pontos educacionais e culturais de Rio Branco, terá sua revitalização iniciada no primeiro trimestre de 2024, de acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O investimento para a reconstrução do espaço será de aproximadamente R$ 4 milhões.

A Biblioteca, que foi atingida por um incêndio em 2022, será reformada dentro de um prazo de 12 meses ao inicio das obras, levando em consideração as chuvas do inverno amazônico. A manutenção do local é anunciada há 4 anos. No ano passado, após o incêndio, o Ministério Público Federal pediu que o governo do estado tomasse medidas urgentes de intervenção para a preservação e funcionamento do patrimônio. O órgão deu um prazo de 30 dias para que a Fundação Elias Mansour (FEM) apresentasse um cronograma para execução de reforma.

Em resposta, a Fundação alegou que o recurso estava garantido e aguardava apenas respostas. “O projeto arquitetônico de revitalização está pronto e esse recurso está em análise na Caixa Econômica Federal e, assim que for dado o ok, a Seinfra já fez toda restruturação, abrimos o processo de licitação”, argumentou Kinpara em maio de 2022.

Nesta sexta, 27 de outubro de 2023, a Secretaria de Estado de Obras Públicas informou que a Caixa Ecômica Federal emitiu a aprovação do projeto, e que o edital de licitação será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira, 30.

“A licitação deverá ocorrer no final do mês de novembro. As obras devem iniciar no começo do ano de 2024 e o prazo da obra é de 12 meses, contando com o inverno amazônico”, informou a assessoria da Secretaria.

A Biblioteca Pública da Floresta foi inaugurada em outubro de 2007 e reúne pesquisa e acervo, impresso e digital e visual, acerca da Amazônia, especialmente do Acre e de suas populações tradicionais como índios, seringueiros, ribeirinhos e parteiras. O prédio tem três andares, contando com uma sala de cinema com 82 lugares e terminais de acesso à internet.

Sair da versão mobile