25 maio 2024

O que aconteceu com Lula? Médicos revelam estado de saúde do presidente

Uol

Date:

Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil, passou por duas cirurgias na última sexta-feira (29). O governante foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF), para corrigir artrose em uma articulação na região do quadril e também passar por uma cirurgia plástica, ambas sem intercorrências. Ele recebeu alta hospitalar neste domingo (1º).

Lula ficou cerca de duas horas na mesa de cirurgia. O chefe do Executivo precisou fazer uma artroplastia total de quadril e colocou uma prótese híbrida, que tem parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso.

A primeira previsão era de que ele ficasse internado até terça-feira (3). O último boletim médico, porém, assegurou que a recuperação tem sido bem-sucedida, o que antecipou a volta do presidente para o Palácio da Alvorada.

“O paciente Luiz Inácio Lula da Silva, submetido em 29 de setembro a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia, após boa evolução clínica, encontra-se de alta hospitalar e seguirá em reabilitação ambulatorial aos cuidados das equipes médicas do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, da Dra. Ana Helena Germoglio e Prof Dr. Giancarlo Cavalli Polesello”, informou o hospital, em nota assinada por Rafael Gadia, Superintendente de Governança Clínica, e Mauro Suzuki, Diretor Clínico da unidade.

De acordo com a equipe, Lula segue em recuperação, mas já caminhou, além de subir e descer escadas com assistência fisioterapêutica.

O Palácio do Planalto prevê um período de quatro a seis semanas sem viagens do presidente. A meta de recuperação estipulada pelo governo é a COP 28, nos Emirados Árabes, marcada para o fim de novembro. Na volta, há previsão de uma passagem, pela Alemanha.

Últimas