17 julho 2024

Nova tecnologia de acesso à água para famílias em reservas extrativistas deve ser implementada no Acre

Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

O Governo Federal vai repassar R$ 79 milhões para a implementação de um novo sistema de acesso a água. O Sistema Pluvial Multiuso, que faz parte do Programa Cisternas, será disponibilizado para 2.676 famílias no estado do Acre, e também no Amazonas, Amapá e Pará.

Famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único, instaladas em reservas extrativista e com dificuldades do acesso a àgua poderão ser beneficiadas com a medida. O Sistema Pluvial Multiuso inclui captação de água de chuva, além tratamento e reservatório.

Além disso, os beneficiados também terão um módulo que inclui captação de água de fonte complementar com unidade de tratamento reservatório de cinco mil litros e rede de distribuição de água aos módulos familiares.

O benefício será implementado pelo Governo Federal, por meio do  Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Memorial Chico Mendes.

Segundo Vitor Santana, coordenador-geral de Acesso à Água do MDS, o Sistema Pluvial Multiuso já envolve a captação de água, a disponibilização de água para a família, a fossa séptica e banheiro com vaso sanitário, chuveiro e pia.

O coordenador ressalta que “historicamente, o problema da Amazônia não é a falta da água, e sim a qualidade da água que chega até a população”, sendo a tecnologia uma solução completa para a questão.

Últimas