25 maio 2024

Governo Lula já está estocando diesel para possível falta de energia no Acre e restante da Amazônia

Redação

Date:

Aos poucos, o Governo Federal vai dando sinais de preocupação sobre uma possível crise no setor da energia elétrica em decorrência da falta d’água para a geração elétrica em uma das maiores usinas do país, a Santo Antônio localizada em Porto Velho, em Rondônia, às margens do Rio Madeira.

Nesta terça-feira (03), durante entrevista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) relatou que foi feito um estoque emergencial de diesel para garantir o fornecimento de energia na região norte e que o governo vai pedir ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que acione termelétricas a diesel na região.

Segundo Alckmin, o combustível será usado para suprir algumas áreas de influência da Santo Antônio que deixou de ‘produzir’ energia em decorrência da seca no principal manancial de Rondônia, o Rio Madeira. Vale lembrar que a Usina de Santo Antônio abastece além do estado sede, as cidades do Acre por meio do linhão.

Na mesma linha, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reforçou as afirmativas do vice-presidente e disse que a estocagem de diesel foi feita até a capacidade máxima de armazenamento.

“No dia oito de junho houve um comunicado sobre esse fenômeno que demonstrou que deveríamos nos prevenir na questão da segurança energética. Na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico depois desse comunicado, nós soltamos essa determinação a todos os sistemas isolados, que são 169 a óleo diesel na Amazônia. A estocagem foi feita no dia 29 de julho, e no dia 30 de agosto já estávamos com estocagem máxima, o que nos dá um certo conforto, pelo menos para os próximos 30 dias, que os sistemas isolados estarão com suprimento garantido”, disse Silveira.

Por Wanglézio Braga, para o Acre News

Últimas