24 julho 2024

Contaminação da água por conta da seca pode ser causa da morte de três crianças indígenas, diz médico

Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

Foi registrado a morte de três crianças indígenas no Hospital Regional do Juruá. Além das mortes, outras cinco crianças estão internadas. O pediatra Rodney Brito, que atua no hospital, acredita que a causa das mortes é a contaminação da água que acontece nesse período de seca severa.

O médico destaca a necessidade de um plano de contingência para lidar com a situação e faz um apelo aos políticos solicitem apoio do governo federal e evitem que a situação se agrave. Em entrevista, ele cita que por conta da distância das aldeias, fica difícil para as crianças terem acesso ao hospital:

“Infelizmente, quando as crianças indígenas chegam ao hospital, muitas vezes já é tarde demais para tratar o problema. O pediatra relata um caso recente em que dois pacientes chegaram ao hospital, mas, devido aos sintomas já estarem presentes há vários dias, um deles não resistiu.”

A Coordenação Regional do Juruá da Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que a situação não foi registrada no órgão e que um levantamento começou a ser realizado para registrar todos os problemas que estão sendo enfrentados pelas comunidades indígenas nessa situação de seca severa.

Últimas