Compradores internacionais participam de lançamento do programa Exporta Mais Amazônia, em Rio Branco

Cerca de trinta compradores internacionais estarão avaliando ofertas de produtos no lançamento do programa Exporta Mais Amazônia, que acontece a partir do dia 27 de novembro, em Rio Branco. O programa está sendo lançado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para aumentar o potencial econômico da produção e exportação de produtos da região norte do Brasil.

A reunião tem como foco a produção e exportação dos maiores produtos agropecuários da região, como o açaí, cacau e chocolate, castanha do Brasil, peixes amazônicos, carnes bovina, suína, de frango e ovos.

O evento de lançamento acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac) entre os dias 27 e 1 de novembro. Sessenta (60) empresas da região norte serão selecionadas para a rodada de negócios com os produtores internacionais.

O Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, lembra que os produtos da floresta representam um mercado de cerca de U$ 200 bilhões no mundo, do qual o Brasil ainda participa com menos de 1%.

“Nosso objetivo é conscientizar empresas da região Norte das vantagens da exportação, para que mais empresários prepararem-se para o mercado internacional. O mundo precisa ver que ao comprar um produto da Amazônia, está contribuindo para manter a floresta de pé”, diz Viana.

Para participar do programa, as empresas nortistas devem realizar uma inscrição On-line pelo endereço eletrônico da Apex até o dia 28 de outubro. No encontro, os produtores poderão apresentar suas ofertas de exportação e fecharem vendas internacionais com os 30 compradores que participarão do evento.

O lançamento conta com um paínel de especialistas e rodadas de negócios. As empresas inscritas e selecionadas no programa também participação de feiras internacionais no estande Amazônia.