17 julho 2024

Acidente com avião que matou 12 pessoas teria sido causado por excesso de peso

Willamis França, do Notícias da Hora

Date:

O acidente aéreo na manhã deste domingo (29) próximo a cabeceira da pista do aeroporto de Rio Branco que resultou na morte de 12 pessoas pode ter sido ocasionado por excesso de peso na aeronave, um Cessna Caravan.

Dois carregadores de bagagem teriam discutido devido ao peso excessivo da aeronave, alegando que ela estava carregada além do recomendado, informou uma fonte que trabalha no aeroporto e que pede para não ser identificada.

Caixas de produtos alimentícios, incluindo sacas de arroz e farinha, estavam entre os itens embarcados, revelou a fonte à nossa reportagem.
O local de embarque de bagagens não dispunha de uma balança para verificar o peso das cargas, uma prática que é considerada crucial na aviação.

Um dos carregadores, ao testemunhar o avião tentando decolar e falhando, expressou desespero ao ver a aeronave decolar de barriga para cima, ( quando a aeronave esta em estol ), quando o avião ultrapassa o limite máximo de inclinação, chamado de ângulo de sustentação máxima ou ângulo de estol, ele entra em estol e perde sustentação rapidamente, ocasionando a perda de altitude. O estol acontece porque a inclinação impede que o ar circule sobre a parte superior da asa. Pouco tempo depois, uma coluna de fumaça foi avistada no local onde a aeronave caiu.

Com capacidade para transportar até 3.969 kg e oferecendo 11 assentos, a aeronave, fabricada em 1993, poderia ter sua capacidade máxima de carga atingida. Os 10 passageiros e dois tripulantes que estavam na aeronave morreram carbonizados, confirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos.

Últimas