Folha do Acre

Presidente da Funtac se reúne com secretário de Planejamento para tratar sobre soluções ao incêndio ocorrido na instituição

Por Por Kauã Lucca

Três dias após completar 36 anos de existência no Acre, a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), passou por um estupefato incidente em sua sede no fim da tarde desta quarta-feira, 27, onde houve um princípio de incêndio.

Diante disso, a presidente da entidade, Iuçara Souza, esteve na manhã desta quinta-feira, 28, na sede da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), reunida com o secretário Coronel Ricardo Brandão, titular da pasta, para tratar sobre o referido incêndio ocorrido no fim da tarde de ontem, na sede da Funtac.

Na ocasião a presidente Iuçara, juntamente com os diretores da instituição, Astério Vieira e Karla Carriço, levaram ao secretário de planejamento os possíveis motivos pelo qual veio a ocorrer o incêndio que iniciou-se mais precisamente na recepção do bloco da presidência da instituição.

De acordo com a equipe da Funtac, ainda não há uma perícia mais precisa sobre qual possa ter sido o real motivo do incêndio. O que se sabe é que supostamente o ar-condicionado da recepção tenha entrado em curto-circuito, não se sabe, se pelo fato da antiguidade do eletrodoméstico ou pelas instalações elétrica do prédio que já é bastante antiga e carece de manutenção. O fato é que o acidente só não tomou proporções maiores porque havia um servidor da instituição no momento em que se inciou o acidente, o mesmo acionou imediatamente a equipe do Corpo de Bombeiro, que conseguiram rapidamente conter as chamas, evitando que o fogo se espalhasse pelo interior do prédio.

Os diretores da Funtac apontaram as principais medidas a serem tomadas de urgência para que o bloco onde foi atingido pelo fogo retorne ao seu funcionamento normal, tendo em vista que, por recomendações técnicas da Secretaria de Obras Públicas (Seop), à energia do prédio em que foi atingido pelo incêndio foi imediatamente desligada até que seja feito um diagnóstico das instalações elétricas em que foram atingidas pelo curto-circuito, bem como um serviço de manutenção no local.

O secretário Ricardo Brandão identificou todas às demandas juntamente com a secretária adjunta, Keuly Costa e prometeu dar todo suporte para que seja retomado o quanto antes o funcionamento das instalações atingidas.

“Vejam o que precisa ser feito para que possa ser reestabelecido o funcionamento das instalações atingidas e podem contar com o nosso apoio”, disse Brandão, titular da Seplan.

SOBRE O INCÊNDIO:

No fim da tarde desta quarta-feira, 27, por volta das 18:30 h, iniciou-se um incêndio na recepção da presidência da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), o incêndio foi percebido por um servidor que estava saindo da instituição no momento do ocorrido, quando percebeu o fogo se alastrando pela recepção o mesmo acionou imediatamente a equipe do Corpo de Bombeiros (CBM-AC).

“Eu fiquei na instituição para resolver algumas demandas e por volta das 18:30h eu estava saindo e esperando minha condução quando vi o fogo se alastrando pela recepção da Funtac, imediatamente acionei o Corpo de Bombeiro”, disse Geovane Souza, que é chefe do departamento jurídico da instituição.

Além dos prejuízos estruturais, como a parte elétrica, houve também prejuízos mobiliários que compunham o cenário da recepção da instituição.

Sair da versão mobile