25 maio 2024

Presidente da Funtac se reúne com secretário de Planejamento para tratar sobre soluções ao incêndio ocorrido na instituição

Por Kauã Lucca

Date:

Três dias após completar 36 anos de existência no Acre, a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), passou por um estupefato incidente em sua sede no fim da tarde desta quarta-feira, 27, onde houve um princípio de incêndio.

Diante disso, a presidente da entidade, Iuçara Souza, esteve na manhã desta quinta-feira, 28, na sede da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), reunida com o secretário Coronel Ricardo Brandão, titular da pasta, para tratar sobre o referido incêndio ocorrido no fim da tarde de ontem, na sede da Funtac.

Na ocasião a presidente Iuçara, juntamente com os diretores da instituição, Astério Vieira e Karla Carriço, levaram ao secretário de planejamento os possíveis motivos pelo qual veio a ocorrer o incêndio que iniciou-se mais precisamente na recepção do bloco da presidência da instituição.

De acordo com a equipe da Funtac, ainda não há uma perícia mais precisa sobre qual possa ter sido o real motivo do incêndio. O que se sabe é que supostamente o ar-condicionado da recepção tenha entrado em curto-circuito, não se sabe, se pelo fato da antiguidade do eletrodoméstico ou pelas instalações elétrica do prédio que já é bastante antiga e carece de manutenção. O fato é que o acidente só não tomou proporções maiores porque havia um servidor da instituição no momento em que se inciou o acidente, o mesmo acionou imediatamente a equipe do Corpo de Bombeiro, que conseguiram rapidamente conter as chamas, evitando que o fogo se espalhasse pelo interior do prédio.

Os diretores da Funtac apontaram as principais medidas a serem tomadas de urgência para que o bloco onde foi atingido pelo fogo retorne ao seu funcionamento normal, tendo em vista que, por recomendações técnicas da Secretaria de Obras Públicas (Seop), à energia do prédio em que foi atingido pelo incêndio foi imediatamente desligada até que seja feito um diagnóstico das instalações elétricas em que foram atingidas pelo curto-circuito, bem como um serviço de manutenção no local.

O secretário Ricardo Brandão identificou todas às demandas juntamente com a secretária adjunta, Keuly Costa e prometeu dar todo suporte para que seja retomado o quanto antes o funcionamento das instalações atingidas.

“Vejam o que precisa ser feito para que possa ser reestabelecido o funcionamento das instalações atingidas e podem contar com o nosso apoio”, disse Brandão, titular da Seplan.

SOBRE O INCÊNDIO:

No fim da tarde desta quarta-feira, 27, por volta das 18:30 h, iniciou-se um incêndio na recepção da presidência da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), o incêndio foi percebido por um servidor que estava saindo da instituição no momento do ocorrido, quando percebeu o fogo se alastrando pela recepção o mesmo acionou imediatamente a equipe do Corpo de Bombeiros (CBM-AC).

“Eu fiquei na instituição para resolver algumas demandas e por volta das 18:30h eu estava saindo e esperando minha condução quando vi o fogo se alastrando pela recepção da Funtac, imediatamente acionei o Corpo de Bombeiro”, disse Geovane Souza, que é chefe do departamento jurídico da instituição.

Além dos prejuízos estruturais, como a parte elétrica, houve também prejuízos mobiliários que compunham o cenário da recepção da instituição.

Últimas