30 abril 2024

Prefeitura de Rio Branco esclarece sobre derrubada de palmeiras-imperiais na Via Chico Mendes

Assessoria

Date:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), esclareceu nesta quarta-feira (12) que o motivo pelo qual levou à derrubada de algumas palmeiras-imperiais na Via Chico Mendes se deu pela atual condição em que as árvores se encontravam. Muitas delas já estavam condenadas e correndo o risco de tombarem.

Segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, desde o ano passado o corpo técnico de engenheiros da Secretaria tem feito um relatório de acompanhamento das mais de 100 palmeiras da avenida. Nelas foram identificadas sérias avarias em sua estrutura que comprometeram sua permanência na via.

O gestor esclareceu que, além da presença dos cupins em algumas, também foi identificada a praga chamada broca-do-olho-das-palmeiras que compromete diretamente o desenvolvimento e o aspecto da árvore.

“A supressão dessas palmeiras está sendo substituída por outras no local. Quem passa pela Via Chico Mendes consegue observar que tem várias palmeiras plantadas, inclusive estão sendo plantadas mais palmeiras do que já tinha anteriormente”.

O secretário ainda destacou que todas as palmeiras que estão sendo retiradas, posteriormente serão substituídas por outras tendo em vista que deixar a cidade mais arborizada é um compromisso da gestão.

De acordo com Kemmil Lima, um dos engenheiros que fazem parte do corpo técnico da Semeia, a decisão de substituir as palmeiras se deu com base no resultado dos relatórios em que se destacou a necessidade de ser realizada uma intervenção preventiva para evitar possíveis acidentes.

“Ela pode estar tombando em cima de um veículo ou em cima de uma pessoa que passa. Então, preventivamente, a Semeia faz essas vistorias e se posiciona com base no que se encontra pela supressão dessa árvore, mas sempre pedindo pela substituição por uma espécie adequada, já que pela cidade temos inúmeras árvores plantadas sem critérios técnicos.”

Últimas