18 abril 2024

Governo do Acre entrega, através do Iteracre, centenas de títulos definitivos em Xapuri

Gina Menezes

Date:

Mais de mil pessoas compareceram à quadra do Instituto Federal do Acre (IFAC) em Xapuri na tarde de quarta-feira (27) para a entrega de centenas de títulos definitivos de propriedades. O evento realizado pelo governo do Acre, através do Iteracre, contou com a participação do governador Gladson Cameli, do líder do governo, deputado Manoel Moraes, autoridades municipais e representantes do Judiciário.

A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Regularização Fundiária “Minha Terra de Papel Passado”, desenvolvido pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), em parceria com o Poder Judiciário acreano, que visa proporcionar segurança jurídica e uma série de benefícios para os moradores da região.

O governador Gladson Cameli destacou a importância desses títulos para as famílias beneficiadas.

“Com o esforço de todos, União, governo do Estado e poder Judiciário, nós estamos dando dignidade e cidadania para essa população. É gente que espera esse documento há muitos anos. Que dá o direito de posse e ainda é capaz de gerar movimentação econômica, porque o nosso objetivo aqui é melhorar a vida do nosso povo”.

Gabriela Câmara, presidente do Iteracre, agradeceu o apoio de todos e destacou que a meta é tornar a regularização fundiária cada vez mais célere.

“É emocionante ver a alegria das pessoas por terem em mãos os seus títulos de propriedades. Sou grata ao governador Gladson Cameli por investir na regularização fundiária e fazer dela um instrumento de desenvolvimento para o Acre. A titulação de terras, principalmente as rurais, garante a seus proprietários uma série de benefícios, entre eles acessar a crédito bancário e puder ampliar suas produções. A regularização fundiária de áreas rurais é uma das apostas do governador Gladson Cameli para o desenvolvimento da área produtiva e ele tem investido recursos financeiros nisso. O avanço da regularização fundiária rural em Xapuri se deve a um investimento de mais de mais de R$ 3 milhões de reais por parte do governo do Acre. Isso demonstra real compromisso”, frisou.

Os 520 títulos de regularização fundiária foram destinados ao bairro Laranjal e aos Polos Agroflorestais Xapuri I e II, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais no município de Xapuri. Essa entrega faz parte da programação da Semana Nacional da Regularização Fundiária, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ocorre anualmente na última semana de agosto.

A cerimônia, realizada na Quadra Poliesportiva do Instituto Federal do Acre (Ifac), contou com a presença de diversas autoridades estratégicas para essa conquista, incluindo a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Regina Ferrari, o prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, os deputados estaduais Manoel Moraes e Tadeu Hassem, além de representantes de órgãos estaduais e federais.

Últimas