26 fevereiro 2024

Funtac comemora 36 anos de existência produzindo soluções tecnológicas no Acre

Por: Kauã Lucca

Date:

Na manhã desta segunda-feira, 25, a presidente da Fundação de Tecnológia do Estado do Acre (Funtac), Iuçara Souza, promoveu juntamente com sua equipe de servidores, uma solenidade  para comemorar os 36 anos de criação do instituto no Acre. O evento foi realizado no Memorial dos Autonomistas, no centro da capital acreana.

A cerimônia contou com a presença de grande parte dos servidores da própria instituição, assim como, também, representantes de outros orgãos do governo do Estado, onde na ocasião foi apresentado ao público presente uma exposição onde ilustrava um pouco da história da entidade, bem como as atividades desenvolvidas e memórias expostas em fotografias mostrando uma boa parte da história da Fundação desde sua criação.

Para a presidente da instituição, Iuçara Souza, a Funtac sempre foi alvo de sua profunda admiração, desde quando ainda era estudante de arquitetura, “pela importância do controle tecnológico que é desempenhado na instituição, pelo trabalho desempenhado através do bambu”, enfatiza. Hoje presidindo a fundação, à mesma destaca muitos outros serviços incríveis de inovação tecnológica, no manejo florestal, madeireiro e não madeireiro, no laboratório de biocombustível, no laboratório de sementes, dentre muitas outras atividades em que a instituição dispõe em sua estrutura.

“É uma instituição riquíssima em conhecimento, em apoio tecnológico e em construções sustentáveis. Para mim é uma grande honra estar contribuindo para com os servidores, assim como, para com à equipe técnica e administrativa da Funtac, para que todos juntos possamos desenvolver mais e mais um trabalho de excelência para à população, explorando cada vez mais a nossa matéria-prima amazônica, fomentando ainda mais à inovação tecnológica em nosso estado”, frisa Iuçara.

 

Presidente da Funtac, Iuçara Souza discursando na cerimônia de aniversário da instituição – Foto: Kauã Lucca

 

SOBRE A FUNTAC:

A história da FUNTAC começou com o pioneirismo de um grupo de engenheiros, que vislumbraram a necessidade do Acre em ter uma instituição que fincasse as bases para a implantação de um eixo de desenvolvimento econômico e social baseado nas potencialidades do Estado.
A fundação, que foi criada no ano de 1987, conta com laboratórios na área de madeira, produtos naturais, concreto, asfalto, solos, cerâmica, geoprocessamento e sementes, apoiando o setor público e privado do Acre.

A FUNTAC, tem sua origem no pioneirismo, visando produzir soluções tecnológicas, priorizando o uso sustentável dos recursos naturais locais, para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, buscando sempre a excelência, maximizando resultados ao mesmo tempo em que se importa com a sua aplicabilidade, e principalmente, a sustentabilidade socioambiental.
Com 36 anos de existência completados neste último domingo, 24 de setembro, a FUNTAC se consolidou como instituição científica de referência no Acre e no restante do Brasil. Seu corpo técnico e estrutura laboratorial desenvolvem inovações e soluções tecnológicas que dão suporte às políticas de governo, destacando-se o manejo florestal de uso múltiplo em produtos madeireiros e não madeireiros, construções sustentáveis, serviços tecnológicos e tecnologia em geoprocessamento.

Fachada da Fundação de Tecnológia do Acre – Foto/Reprodução: Internet

 

Atualmente, a FUNTAC é liderada pela presidente, Iuçara Andrade Costa Souza, em conjunto com o diretor Administrativo e Operacional, Astério Nogueira Vieira, a diretora Técnica, Karla Alessandra Carriço Ferreira e a diretora de Planejamento, Mirla Moraes Miranda Mariano, os mesmos compõem a equipe de diretores da instituição.

Últimas