Defesa Civil de Rio Branco participa de workshop em Manaus para mais uma etapa de elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil Nacional

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Representantes dos órgãos de Defesa Civil dos sete estados da Região Norte participam em Manaus, Amazonas, de um workshop que tem como objetivo cumprir mais uma etapa de construção técnica e coletiva do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Participam do evento, que se encerra nesta sexta-feira, 15, representantes dos estados do Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Tocantins e Rondônia, promovendo o engajamento de atores estratégicos dos diversos segmentos do Sistema Nacional de Proteção Defesa Civil (SINPDEC).

Rio Branco é representada pelo Cel Cláudio Falcão – Coordenador-geral de Defesa Civil da Capital, que destacou a contribuição para colocar ações que viabilizem e agilizem o socorro cada vez mais rápido à vítimas de qualquer desastre. “Além disso, estamos apresentando propostas para que a Defesa Civil de Rio Branco e de outras cidades trabalhem seus cinco eixos, que são a prevenção, a preparação, mitigação, ação de resposta e reconstrução. Isso vai permitir um trabalho mais eficiente à população”, diz Falcão.

O evento é considerado pelos representantes dos estados do Norte uma rica oportunidade de troca de experiências, de levantamento de particulares regionais e de engajamento de todos na definição de metas e indicadores do primeiro Plano Nacional para a gestão de riscos e desastres do Brasil.

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), reconhece o papel vital dos estados e municípios, com seus atores estratégicos, para a gestão de riscos e desastres e fala do entusiasmo e das expectativas com a realização dos workshops regionais. “É imperativo pensar, discutir, compartilhar e instituir de forma participativa os objetivos e metas para redução de riscos e de desastres no país. Por isso, esses eventos presenciais foram delineados para estimular, engajar e garantir uma construção coletiva do Plano”, comenta.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp