1 março 2024

Caso Arthur Gael: pais ainda aguardam decisão da Justiça sobre recuperação da guarda do filho

Redação Folha do Acre

Date:

A família do pequeno Arthur Gael continua a espera de um resultado para saber se vai recuperar ou não a guarda da criança, que segue no Educandário Santa Margarida, em Rio Branco, desde o dia 17 de agosto por determinação da Justiça.

Os pais, familiares e equipe médica que atendeu o menino foram ouvidos na segunda-feira (4) em audiência na Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), que durou cerca de 10 horas. Após isso, a juíza iria analisar o processo e tomar uma decisão em 48 horas.

No entanto, segundo o TJ-AC, o Ministério Público do Acre (MP-AC) pediu vista e, por conta do feriado prolongado, a nova previsão é de que a decisão saia até esta terça-feira (12).

O g1 não conseguiu contato com a mãe do bebê, Gilmara Furuno, nesta segunda (11). À Rede Amazônica, a defesa da família informou que, por orientação do próprio Poder Judiciário, os pais devem se afastar da imprensa e das redes sociais.

Nesse domingo (10), Arthur Gael completou dois meses de vida. Mesmo longe do filho, os pais da criança fizeram uma comemoração simbólica de ‘mesversário’ e postaram uma foto nas redes sociais.

Denúncia

O casal foi denunciado por abandono e maus-tratos pelo Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. A criança estava internada na unidade de saúde com baixo peso e foi levada para o Educandário Santa Margarida no último dia 17 por determinação da Justiça.

Na época, o TJ-AC disse que a decisão foi baseada nos laudos e informações médicas apresentadas pelo hospital e o Conselho Tutelar, que apontavam situação de risco em decorrência de suposto abandono, estando em quadro de desnutrição e desidratação extremo.

A denúncia foi assinada pelo diretor administrativo do Hospital Santa Juliana, que não se pronuncia sobre a situação. Os pais da criança iniciaram uma campanha nas redes sociais para recuperar a guarda do bebê.

G1

 

Últimas