24 abril 2024

Acreano é finalista do Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha de São Paulo

Redação

Date:

Neste ano, o Prêmio Empreendedor Social 2023, realizado pelo Folha de São Paulo desde 2005, conta com o projeto de startup de um acreano como finalista. A startup Água Camelo foi selecionada na categoria Inovação para o Século 21.

O projeto foi criado pelo acreano João Piedrafita e pelos cariocas Daniel Igg e Rodrigo Belli, com o objetivo de vender serviços para organizações que desejam promover o acesso à uma fonte segura de água tratada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre os centros urbanos, o semiárido e a Floresta Amazônica.

De impacto socioambiental, a startup é responsável pela criação de uma extensa rede de conexões que busca facilitar a missão de levar água potável para mais de 35 milhões de brasileiros. Hoje, o projeto atua em mais de 135 comunidades em 14 estados do país.

João, que tem 26 anos, é o responsável por criar e estabelecer conexões vitais entre a startup, líderes comunitários, associações e sobretudo com as tão diversas comunidades de algumas das regiões mais vulneráveis socialmente do país. Nascido em Rio Branco e filho de antropólogo, João relata ter a criação marcada entre a cidade e as diferentes comunidades indígenas que habitam a região acreana.

Além disso, o acreano trabalha em projetos com os povos indígenas há quase 10 anos. Entretanto, a Água Camelo existe desde agosto de 2020: “No começo da pandemia garantimos o acesso à água de qualidade para mais de 21.000 pessoas, em mais de 135 comunidades, em 14 estados do país”, disse João.

Um dos projetos mais importantes da Startup Água Camelo foi realizado com o povo Yawanawá. Em março deste ano, a equipe foi convidada para a Conferência de Água da ONU, Nova York, para apresentar sobre o trabalho.

“Cada gota de água que fornecemos é uma gota de esperança, uma gota que ajuda a romper o ciclo da pobreza e a criar um futuro melhor para essas comunidades. É uma honra e uma responsabilidade trabalhar nesse campo, e estou determinado a continuar fazendo a minha parte para ajudar aqueles que mais precisam. Acredito firmemente que, com perseverança, inovação e colaboração contínua, podemos criar um mundo onde todas as comunidades tenham acesso a esse direito básico”, concluiu.

A cerimônia de premiação do Prêmio Empreendedor Social 2023 será realizada em 24 de outubro em São Paulo. Os vencedores de cada categoria serão anunciados. A escolha acontece por meio de um júri composto por atores de destaque no ecossistema de impacto social no Brasil e no mundo.

Com informações ac24horas

Últimas