2 março 2024

Sicredi planeja abertura de 2 agências no Acreem 2023

Assessoria

Date:

Abertura de novos pontos de atendimento físico promove inclusão financeira e favorece o desenvolvimento local

Os benefícios gerados pelo cooperativismo de crédito são os principais estimulantes para o plano de expansão constante do Sicredi. Incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios, criação de mais vagas formais de trabalho e incentivo ao empreendedorismo são alguns dos efeitos positivos apontados por pesquisas que comprovam o poder desse modelo de negócio na transformação de realidades.

Por esses e outros motivos, o Sicredi projeta ano a ano, há mais de um século, a atuação de suas cooperativas. No Acre, a instituição financeira cooperativa projeta a abertura de quatro agências este ano e chegar ao fim de 2023 com 13 pontos de atendimento físico aos associados. A rede de atendimento terá um incremento de 44% em relação a 2022 (9 agências), sendo que uma agência já foi inaugurada no início de julho e a segunda será entregue até o final do ano, totalizando 11 agências no final de 2023.

Cruzeiro do Sul receberá a segunda agência Sicredi ainda neste ano, mantendo o Sicredi presente em oito cidades do estado, que hoje conta com cerca de 19,1 mil associados,32% a mais que o registrado ao fim de 2022. Além do acesso a produtos e serviços financeiros, a presença do Sicredi promove a efetiva inclusão financeira, e reflete na área social, já que a instituição tem uma forte atuação junto à comunidade com programas que beneficiam a todos.

“Seguimos firmes no propósito de construir uma sociedade mais próspera. Há 121 anos trabalhamos, junto com os nossos associados, pela realização de sonhos e o fortalecimento dos negócios, seja no ambiente urbano ou rural. Não temos o objetivo de lucro e por isso nossas cooperativas conseguem aplicar taxas e tarifas mais justas”, afirma o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

Ele acrescenta que as cooperativas disponibilizam todos os produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras tradicionais, com o diferencial de que os associados são donos do negócio e têm poder de voto. Participam dos resultados obtidos pela cooperativa, que também desenvolve iniciativas e programas sociais robustos, impactando positivamente na vida de toda a comunidade.

Números sistêmicos

A ampliação na presença do Sicredi no estado do Acre acompanha a expansão projetada para o País. Presente em todo o Brasil, o Sicredi tem atendimento presencial em mais de – mais de 1,8 mil municípios, com mais de 2,5 mil agências, que atendem mais de 7 milhões de associados. Em mais de 200 municípios brasileiros é a única instituição financeira fisicamente presente. No ano passado foram abertas mais de 200 agências em todo o País e este ano a projeção é abrir cerca de 320 novos pontos de atendimento.

Expansão orientada

Relatório de Economia Bancária de 2022, divulgado pelo Banco Central em junho deste ano, reforça os diferenciais do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) em relação ao restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O documento confirma que, por não terem fins lucrativos, as cooperativas conseguem gerar resultados mais positivos aos associados e à comunidade. Dentre os vários benefícios aos cooperados, o relatório enfatiza a distribuição dos resultados, o pagamento de juros sobre o capital social, a cobrança de taxas menores que a média do mercado nas operações de crédito e oferta de maiores taxas na captação de depósito a prazo, além da cobrança de tarifas mais baixas na prestação de serviço.

O estudo do BC mostra que a velocidade de crescimento das cooperativas de crédito no Brasil é superior ao das demais instituições financeiras, efeito da Agenda BC#, que possibilitou algumas operações antes não realizadas.

“Considerando o cenário atual, temos boas perspectivas para 2024. Com taxa de juros (Selic) caindo, inflação controlada, taxa de desemprego reduzindo, e o andamento de grandes reformas e projetos estruturantes para o desenvolvimento econômico do País cria-se um ambiente mais positivo, de otimismo. É possível que a credibilidade do Brasil aumente, a confiança dos investidores, do empresariado e dos cidadãos também, o que reflete diretamente na concessão de crédito, nas captações, na intenção de abrir mais agências e todo esse movimento virtuoso da economia”, analisa o presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Spenthof.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 240 municípios e possui 311 agências, para o atendimento a mais de 1,152 milhão de associados.

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br

Redes Sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | YouTube

Últimas