1 março 2024

Prefeitura de Rio Branco realiza Operação Estiagem e leva água potável à comunidades rurais

Kauã Lucca

Date:

De acordo com os institutos de metereologia, vivemos o período mais seco do ano, mais conhecido como, período de estiagem, que geralmente percorre do final do mês de maio ao final de setembro, com isso o nível do Rio Acre chega a baixar seu nível consideravelmente, afetando assim o abastecimento de água em toda cidade.

Diante de tais problemas, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), está desenvolvendo uma ação para garantir o abastecimento de água potável nas comunidades mais atingidas pela falta d’água nesse período do ano. Para socorrer as comunidades rurais, principalmente nos locais onde o serviço de abastecimento de água não chega, a prefeitura realiza a Operação Estiagem.

“Anteriormente essa operação era realizada somente no período de quatro meses, de julho até outubro. Agora além do número de caixas e de comunidades, ampliamos também o tempo. Começamos em julho e vamos até dezembro, praticamente seis meses abastecendo essas comunidades no período mais crítico de seca e isso também nos engrandece bastante porque é uma grande operação de impacto social, humano e também na área de saúde”, enfatiza o coordenador da Defesa Civil Municipal, ten cel Claúdio Falcão.

 

De acordo com informações, pelo menos duas vezes na semana, os caminhões-pipas da prefeitura vão até as comunidades para abastecer as caixas e reservatórios. São pelo menos 10 mil litros que atende aos moradores. Cada caixa d’água é devidamente instalada em locais estratégicos, facilitando assim o acesso para que os moradores da região possam poder pegar a água. Desse modo, a prefeitura de Rio Branco garante que pelo menos 3.300 famílias são atendidas em 26 comunidades de todas as regionais rurais que formam o chamado “Cinturão Verde de Rio Branco”.

Conforme a prefeitura, a ação visa contemplar com a supramencionada operação tanto moradores rurais quanto quem mora na cidade.

Últimas