26 fevereiro 2024

Em 24 horas, nível do Rio Acre baixa 4 centímetros e chega a 1,50 metro

Redação

Date:

O nível do Rio Acre chegou a 1,50 metro nesta quinta-feira (31), baixando quatro centímetros em 24 horas e acendeu um alerta para as autoridades. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão, a previsão de seca severa está se concretizando.

A preocupação é que o rio atinja a menor cota histórica antes do que o registrado no ano passado. O manancial registrou 1,25 metro no dia 2 de outubro do ano passado – a menor cota histórica desde o início do monitoramento da bacia na capital, que foi em 1971.

“Hoje é dia 31 de agosto, nós estamos a 25 centímetros da menor marca registrada em 2022. Se nós decrescermos em média 1 centímetro por dia até o dia 2 de outubro, a gente já bate essa marca”, disse.

A Defesa Civil Municipal segue com operação de levar água potável para as comunidades de Rio Branco.

“Nós estamos com uma previsão de seca muito severa, que está se concretizando. O balanço que eu faç em relação à nossa operação Estiagem é extremamente positivo. Nós já fizemos milhares de atendimentos e essa operação vai até dezembro. Então, sem esse apoio que nós damos para as comunidades desabastecidas, ficaria muito, muito, muito difícil pra eles, inclusive geraria até mesmo doenças, oriundas de água imprópria para consumo. Então, é um trabalho extremamente importante, essencial, necessário para que a gente faça isso”, disse.

Informações G1

Últimas