Deputado Clodoaldo apresenta indicação para criação de Centro Oncológico em Cruzeiro do Sul

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O deputado estadual Clodoaldo Rodrigues usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre na sessão de terça-feira (8) para reforçar o pedido para que o governo do Acre reforce a área de saúde em Cruzeiro do Sul, de atendimento de qualidade aos pacientes, especialmente aos oncológicos, e descentralize as ações estatais da área para que os atendimentos de alta e média complexidade não aconteçam somente em Rio Branco.

Clodoaldo Rodrigues protocolou o projeto de lei que versa sobre a construção de um hospital oncológico em Cruzeiro do Sul e mais duas indicações sendo que uma delas trata da criação da Unidade Regional do Centro de Controle Oncológico do Acre (CECON) no Juruá.

Para o deputado, é necessário uma resposta diante do aumento do número de pacientes com câncer na região do Juruá e que sofrem por não conseguirem se tratar em domicílio.

“O cenário atual é marcado por um aumento alarmante no número de pacientes oriundos do Juruá que são forçados a se deslocar para a capital em busca de tratamento oncológico. Esse fluxo contínuo de pacientes, em grande parte já em estágios avançados da doença, não apenas sobrecarrega os serviços de saúde da capital, mas também revela uma lacuna significativa na capacidade de diagnóstico precoce e atendimento especializado na principal cidade-polo da região, Cruzeiro do Sul”, frisou.

O parlamentar defende o diagnóstico precoce como forma de obter mais chances de cura.

“A precariedade do diagnóstico precoce na região do Juruá tem resultado em um quadro alarmante de pacientes chegando à capital em fases avançadas da doença, o que impacta negativamente suas chances de recuperação e qualidade de vida. Essa realidade exige uma intervenção urgente, que visa trazer alívio, esperança e tratamento de excelência diretamente para a localidade de origem desses paciente”, diz.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp