26 fevereiro 2024

“Conhecer mais da cultura e história dos catraieiros não tem preço”, diz Bocalom ao vistoriar obras das escadarias das catraias

Kauã Lucca

Date:

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), esteve na manhã desta sexta-feira, 18, em um dos portos de catraia mais antigos da capital, na região em que liga o centro da cidade e o bairro Seis de Agosto.

Acompanhado do secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, e membros de sua equipe, o prefeito de Rio Branco esteve vistoriando as obras das escadarias das catraias, um histórico e mais antigos meios de transportes desenvolvidos em Rio Branco.

“Conhecer um pouco mais da cultura e história dos catraieiros não tem preço. Fiquei muito feliz em saber que fomos a gestão que ajudou a reerguer a categoria com investimentos nas escadaria, entre outros. Tem sido uma manhã muito proveitosa”, frisou Bocalom.

O líder do executivo municipal, ainda, fez questão de atravessar o rio a bordo da canoa do Sr. Antônio, apontado como um dos mais antigos catraieiros da região, e frisou que irá em missão visitar todas as outras catraias da cidade que, de acordo com o prefeito, estão todas revitalizadas e prontas para a utilização da população.

“Agora melhorou, graças à Deus e segundo ao nosso prefeito e terceiro nosso querido secretário Joabe Lira, que deu a maior força pra nós, obrigado demais mesmo, de coração” agradeceu o catraieiro Antônio.

As catraias em Rio Branco desempenharam papel vital como meios de travessia em rios antes das pontes. Essas embarcações de madeira eram usadas para transporte de pessoas e mercadorias, conectando regiões remotas. Com a evolução das estradas e infraestrutura, sua importância diminuiu, mas sua herança cultural persiste. Hoje, as catraias lembram o passado histórico e são parte da identidade local, oferecendo experiências turísticas únicas.

Últimas