A amostra considerou 47% de gestores, 31% de economistas, 14% de traders, 5% de analistas e 3% de pessoas com outros cargos.
Após seis meses de governo o mercado financeiro constituído basicamente por gestores, economistas, traders e analistas ainda desconfia do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nessa quarta-feira (12), para 95% dos entrevistados Lula é pouco ou nada confiável. Apenas 4% consideram o chefe do Executivo mais ou menos confiável e muito confiável somente1%.
Por outro lado, a pesquisa registrou uma uma melhora da percepção sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O índice dos que consideram o ministro muito confiável subiu de 2% em maio para 13% em julho, enquanto os que julgam o petista mais ou menos confiável passaram de 38% para 47%. A parcela que considera o ministro pouco ou nada confiável recuou de 60% para 40% no período.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também melhorou na pesquisa. A parcela dos que consideram Campos Neto muito confiável (67% para 72%) e queda dos que o consideram pouco ou nada confiável (10% para 6%).
A pesquisa fez 94 entrevistas com fundos de investimento sediados nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho. A amostra considerou 47% de gestores, 31% de economistas, 14% de traders, 5% de analistas e 3% de pessoas com outros cargos. Com informações do Estadão.