O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pelo promotor de Justiça da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, Dayan Moreira Albuquerque, promoveu, na manhã desta sexta-feira (21), uma reunião com o reitor da Estácio Unimeta, Roberto Emerson Veira. O encontro teve como objetivo discutir o acolhimento dos alunos da U:Verse pela Estácio Unimeta, buscando garantir a continuidade de seus estudos e o bem-estar acadêmico dos estudantes.
Após o anúncio da suspensão dos cursos de graduação oferecidos pela U:Verse, que afetou cerca de 500 alunos de diversos cursos, o Centro Universitário buscou um acordo com a Estácio Unimeta, que se ofereceu para acolher os estudantes, analisando os casos individualmente. O MPAC vem acompanhando a situação dos estudantes e já realizou reunião também com a U:Verse para questionar as providências adotadas.
No encontro desta sexta, o promotor de Justiça convidou o reitor da Estácio Unimeta para esclarecer dúvidas e questões pendentes sobre a transferência dos estudantes, bem como verificar a disponibilidade e boa vontade da instituição em acolher os alunos e resolver questões acadêmicas individuais. O reitor afirmou que a reunião com o MPAC visa demonstrar a boa-fé da universidade para atender à comunidade acadêmica.
“Acredito que podemos resumir nossa atuação em uma palavra: acolhimento. A ideia é a Estácio oferecer uma alternativa para que a graduação dos acadêmicos da U:Verse não seja interrompida. Contamos com a colaboração da instituição em fornecer dados, desde que autorizado pelos alunos, para apresentar propostas acadêmicas individuais”, afirmou o reitor da Estácio Unimeta.
O promotor de Justiça anunciou que o MPAC realizará uma audiência pública no dia 27 de julho, às 8h, no auditório da instituição, para discutir a questão com a participação de todos os envolvidos.
“Fiquei satisfeito ao constatar a boa vontade da instituição em acolher os alunos, considerando as particularidades de cada curso. Agora, vamos realizar uma audiência pública com os reitores da U:Verse e da Estácio Unimeta, buscando sanar dúvidas e encontrar uma solução para a vida acadêmica desses estudantes”, afirmou o promotor.