Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário U:Verse que estavam com a formatura programada para este ano de 2023, procuraram a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) para buscar orientação jurídica sobre como agir após o anúncio do fechamento da instituição. O grupo foi recebido na manhã desta terça-feira, 18, pela defensora-geral, Simone Santiago, ao lado da subdefensora-geral, Juliana Marques, da coordenadora Cível, defensora pública Thais Araújo e do defensor Rodrigo Chaves, que atua no Subnúcleo do Consumidor.
A reunião contou ainda com a participação da defensora pública federal, Larissa de Souza Moisés, representando a Defensoria Pública da União (DPU), da presidente do Procon, Alana Albuquerque, da vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC), Socorro Rodrigues e do reitor em exercício da U:verse, Igor Clem.
Os estudantes buscam uma solução, idealmente um acordo, para conseguirem concluir as atividades acadêmicas e receber o diploma da graduação. O Centro Universitário U:Verse, universidade particular de Rio Branco, anunciou o encerramento das atividades no mês de junho.
A Defensoria Pública se comprometeu a auxiliar nas tratativas, buscando idealmente um acordo. Caso seja necessário, a DPE/AC também se colocou à disposição para buscar medidas cabíveis.
“O sonho de uma formatura em Direito não é só meu, é de uma família inteira. Já está sendo muito difícil e o que a gente pede neste momento é sensibilidade e transparência. Buscamos um acordo, mas já estamos nessa aflição há dois meses. Estamos sem resposta da faculdade. Essa parte humana a gente não teve”, desabafou uma das estudantes que faz parte da comissão eleita para viabilizar os trâmites judiciais, Mariah Tenoro.