Deputado Coronel Ulysses promove audiência pública sobre política de enfrentamento aos crimes transfronteiriços

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Audiência ocorrerá no Plenário 06 do Anexo II da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (11/07), às 9h (horário de Brasília), e às 7h (Acre). Na pauta, a extensão da fronteira do Brasil, de 16.885,7 quilômetros, que abrange 10 dos 12 países da América do Sul. Autor do requerimento nº 61/2023, parlamentar destaca que “há a urgente necessidade de uma coordenação integrada para vigilância e combate aos crimes transfronteiriços, como delitos ambientais, contrabando de armas, tráfico de entorpecentes e de pessoas”

Brasília, 11 de julho de 2023 – O deputado federal Coronel Ulysses (UB-AC) promoverá uma audiência pública para discutir a política nacional de enfrentamento aos crimes transfronteiriços, nesta terça-feira (11/07), às 9h (horário de Brasília), e às 7h (Acre), no Plenário 06 do Anexo II da Câmara Federal.

O objetivo da audiência é debater a extensão da fronteira do Brasil, de 16.885,7 quilômetros, que abrange 10 dos 12 países da América do Sul. Essa vasta extensão, que corresponde a 27% do território nacional, abrange 588 municípios.

Dentre os países que compartilham fronteiras com o Brasil, alguns se destacam pela produção de substâncias entorpecentes, como cocaína e maconha, além da comercialização clandestina de armas de fogo.

“Há a urgente necessidade de uma coordenação integrada para vigilância e combate aos crimes transfronteiriços, como delitos ambientais, contrabando de armas, tráfico de entorpecentes e de pessoas”, aponta o parlamentar.

De acordo com o deputado Coronel Ulysses, autor do requerimento nº 61/2023, é fundamental aprimorar as medidas de segurança e promover o desenvolvimento das regiões de fronteira. “A falta de logística e efetivo, aliada ao baixo investimento nessas regiões, contribui para o desenvolvimento agressivo do crime organizado nas fronteiras”, ressalta o parlamentar.

A audiência contará com a participação de autoridades, especialistas e representantes de órgãos de segurança pública, que debaterão propostas e soluções para aprimorar a política de enfrentamento aos crimes transfronteiriços.

O deputado Coronel Ulysses destaca a importância de fortalecer a atuação do Estado na proteção das fronteiras. “Precisamos readequar as competências das forças e órgãos federais responsáveis pela proteção e vigilância das nossas fronteiras, e estabelecer medidas efetivas para combater o crime organizado”, afirma.

Nas justificativas, o parlamentar argumenta que o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), atualmente denominado Programa Guardiões da Fronteira, fortaleceu iniciativas existentes em alguns estados e incentivou a participação de outros que não adotavam práticas locais de enfrentamento aos crimes transfronteiriços.

Os resultados desse programa foram expressivos, diz o deputado, e causou prejuízos de mais de R$ 6 bilhões ao crime organizado nos três primeiros anos de vigência, por meio do financiamento de capacitação, aquisição de equipamentos e tecnologia adequada, além de operações de vigilância.

“A audiência pública é mais um passo importante para aprimorar a política nacional de enfrentamento aos crimes transfronteiriços e garantir a segurança e a soberania do país”, conclui o parlamentar.

*Legenda:*
Audiência pública promovida pelo deputado federal Coronel Ulysses busca discutir medidas efetivas para o enfrentamento aos crimes transfronteiriços no país: “Precisamos readequar as competências das forças e órgãos federais responsáveis pela proteção e vigilância das nossas fronteiras, e estabelecer medidas efetivas para combater o crime organizado”, afirma o parlamentar

*Gabinete do deputado federal Coronel Ulysses (UB-AC) – Câmara dos Deputados – Brasília (DF)*

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp