A Câmara de Vereadores de Rio Branco pode votar um projeto que promete gerar grandes mudanças na política local. Segundo informações, até o mês de outubro, os vereadores deverão se reunir para decidir sobre o aumento do número de parlamentares para a próxima legislatura.
O prazo se dá em razão da legislação eleitoral que permite alterações apenas um ano antes das eleições. Atualmente, Rio Branco conta com 17 vagas no parlamento, mas esse número pode aumentar para 21 ou até 23 caso o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) seja aprovado.
A discussão sobre o aumento do número de vereadores não é novidade no âmbito político local. Há algum tempo, são levantados debates sobre a necessidade de uma ampliação no número de cadeiras. Com a possibilidade de mais quatro cadeiras no legislativo, a Câmara poderá receber novos nomes.
A ideia é recebida por alguns parlamentares como positiva já que o aumento no número de cadeiras ajuda quem está no mandato na busca pela reeleição. Em todas as eleições, o número de reeleição de vereadores com mandato tem diminuído.
Numa comparação entre 2016 e 2020, apenas cinco vereadores se reelegeram, são eles: Lene Petecão, Raimundo Neném e Antônio Morais, ambos do PSB, N. Lima, Emerson Jarude e Célio Gadelha. Elzinha e João Marcus Luz não entram na conta porque entraram nas vagas de suplente de Adailton Cruz e Emerson Jarude, eleitos para a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).
ContilNet