Apresentação da Esquadrilha da Fumaça encanta milhares de pessoas em Rio Branco

Os céus de Rio Branco se transformaram em um grande palco na tarde desta quinta-feira, 6, para a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa Esquadrilha da Fumaça. Durante 35 minutos, o numeroso público vibrou com as ousadas manobras dos sete pilotos e suas aeronaves que participaram do espetáculo.

Sob calor de 32 graus, a chegada do grupamento foi marcada por uma homenagem especial a Santos Dumont, brasileiro considerado o pai da aviação e que se estivesse vivo, completaria 150 anos no próximo dia 20 de julho.

Extremamente habilidosos, os profissões do ar realizaram com sucesso movimentos considerados de alta performance a mais de 600 quilômetros por hora e com os aviões a apenas dois metros de distância um do outro.

“Foram quase 50 manobras que as nossas sete aeronaves demonstraram ao público de Rio Branco”, explica Vitor Kawka, capitão aviador da Aeronáutica.

O retorno da Esquadrilha da Fumaça ao Acre era bastante aguardado pela população. Há última apresentação no estado ocorreu em 2012. Grande admirador da aviação, o evento foi articulado pelo governador Gladson Cameli junto ao Ministério da Defesa. O gestor se emocionou ao falar do sucesso do espetáculo, que contou com a organização do governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM).