Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, na sessão de quarta-feira (12), o Projeto de Lei número 95/2023, de autoria do deputado Clodoaldo Rodrigues, que assegura que as pessoas com fibromialgia tenham os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência.
Clodoaldo afirmou que a aprovação do PL é um marco positivo para centenas de pessoas.
De acordo com o PL, as pessoas que forem diagnosticadas com fibromialgia serão consideradas possuidoras de impedimentos de longo prazo, de natureza física, que podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Para o parlamentar a aprovação do PL garantirá que as pessoas portadoras de fibromialgia possam ter melhor atendimento e poderão provar o impedimento oriundo da doença.
“Sabe-se, contudo, que as pessoas acometidas utilizam mais medicamentos para tratamento da dor e procuram mais os serviços de saúde em razão dos sintomas da doença. Nos Estados Unidos, estudos apontam que os gastos com saúde de um paciente com fibromialgia são de 3 a 5 vezes maiores que os da população em geral, mesmo porque, a abordagem terapêutica requer um acompanhamento multidisciplinar para obter melhorias e resultados”, enfatizou o deputado.