Evento, que já está na 17ª edição, ia ser na Universidade Federal do Acre (Ufac) em julho. Coordenador alega dificuldades na reserva de hotéis para participantes de fora do estado, e outros problemas.
Por conta de altos custos e dificuldades de logística, a 17ª edição do Fórum Internacional de Saúde, prevista para acontecer em julho, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi cancelada.
Ao g1, o coordenador do evento, professor Creso Machado Lopes, explicou que não foi possível arcar com todos os recursos previstos para o evento, e que deve tentar a organização para uma outra data.
“Não conseguimos os recursos financeiros para a realização. O tema central seria os Resíduos sólidos e suas implicações. Estamos fazendo pedido a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para apoio, agora para 23 a 24 de novembro”, diz.
No ano passado, o fórum internacional aconteceu normalmente na Ufac, com o tema “As Penas Alternativas com Enfoque nos Acidentes de Trânsito: Perspectivas e Desafios na Amazônia Ocidental”, e a presença de autoridades.
Entre os motivos que levaram à suspensão do evento, Lopes lista dificuldades para reserva de hotel, alimentação, traslado, confecção de arte gráfica para divulgação e compra de passagem com antecedência. Tudo isso causou um alto custo operacional.
Estava prevista a participação de representantes de vários setores, como saúde, educação, meio ambiente, justiça, segurança pública, ONGs, entre outras. Além disso, haveria representantes de outros estados, além de Peru e Bolívia. Na oportunidade, também aconteceria a 9ª edição do Fórum de Saúde Coletiva.
G1