“Não vou descansar até que tenhamos um revalida justo”, diz Alan Rick em discurso no Senado

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em discurso no senado federal, considerado um dos principais símbolos e representantes do exame “Revalida” no País, o senador Alan Rick (União-AC), destaca que, o “Mais Médico” é o programa mais exitoso do Governo. Que leva o profissional de saúde a atender aquele que mais precisa.

O senador, em seu discurso, não hesita em demonstrar seu descontentamento pela forma no qual a prova do “Revalida” tem sido executada.

Atualmente o exame revalida, que trata-se de prova de habilidades clínicas, ou seja, uma prova prática, é realizada com atores no lugar de pacientes, o que tem causado um descontentamento em Alan Rick, que inclusive ja esteve no INEP tratando desse tema com o presidente Manuel Palácios e sua equipe que também concordam que esse método precisa ser revisto.

Ainda em seu discurso, Alan Rick enfatiza que realmente a prova do revalida é um grande avanço, mas do jeito que está hoje, ela mais prejudica do que ajuda, e que a forma mais eficiente de se ter uma avaliação necessária para que o profissional esteja preparado, não é realizando essa prova em atores simulando doenças, mas sim, com o seu acompanhamento, em um caso concreto, em uma unidade básica de saúde com um médico tutoriando, tornando assim, um caminho mais justo para se fazer o revalida.

“Nesta semana, votamos o Mais Médicos no Senado e, infelizmente, a proposta de substituir essa segunda etapa do Revalida pelos quatro anos de atuação Programa para os participantes, foi rejeitada na Câmara. Mas não vou descansar até que tenhamos um Revalida justo. Foi isso que defendi na tribuna do Senado e que continuarei defendendo até que se torne realidade.” Conclui Alan Rick.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos é um exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), duas vezes por ano para validar diplomas médicos expedidos por universidades de fora do Brasil.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp