MP recomenda instalação de ponto eletrônico em unidades de saúde para evitar “funcionários fantasmas”

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O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, expediu nesta segunda-feira, 5, uma Recomendação para que o Município e Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) instalem, no prazo de 120 dias, pontos eletrônicos em todas as unidades básicas de saúde, e no Hospital Geral Sansão Gomes, como forma de comprovação do cumprimento da carga horária.

Segundo o promotor de Justiça Júlio César Medeiros, o sistema de ponto eletrônico deve ser utilizado por todos os servidores públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto em casos excepcionais.

O MPAC considerou que, apesar do inquérito civil instaurado em maio de 2018, solicitando a utilização de registro de frequência por ponto eletrônico, o sistema não foi implantado ou, quando aplicado, não atendeu à totalidade da demanda municipal.

Inspeções conjuntas realizada pela Promotoria e o CRM/AC em nove postos de saúde de Tarauacá, em 2021 e 2022, constataram irregularidades referentes à insuficiência de médicos, bem como falhas estruturais.

Na Recomendação, o promotor explica que a população tem o direito de ser informada do local e horário de atendimento dos médicos, odontólogos e demais profissionais que ocupem cargos públicos vinculados, de qualquer modo, ao Sistema Único de Saúde, sendo que as informações devem ser disponibilizadas na internet e em local visível das salas de recepção de todas as Unidades Públicas de Saúde do município, tal como exige o princípio da eficiência.

O MPAC estabelece um prazo de 30 dias para que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde informem as providências que serão tomadas. O não cumprimento poderá implicar no ajuizamento de ação civil pública por improbidade administrativa.

A Gazeta do Acre

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