Inflação fica em 0,29% em maio em Rio Branco, puxada pela alta dos combustíveis

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Posto de gasolina. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

 

A inflação em Rio Branco teve alta de 0,29% em maio, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nessa quarta-feira (7). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou em comparação com o mês anterior, quando estava em 0,64%.

O grupo de transportes foi o responsável por “puxar a alta”. O que mais impactou o aumento de gastos no grupo foram os combustíveis, que apresentaram variação de 3,14%.

Em contrapartida, a queda nos preços nos grupos de habitação e uma desaceleração entre os itens da alimentação foram as principais responsáveis por segurar uma alta mais acentuada do IPCA.

De acordo com o IBGE, o índice na capital acreana é a 7ª maior inflação das 16 regiões pesquisadas pelo instituto. Nos dados acumulados em 12 meses, Rio Branco registra alta de 3,97% na inflação – 5ª maior entre as regiões pesquisadas.

Já no acumulado do ano, entre janeiro e maio, o índice já registra uma alta de 2,80% em Rio Branco.

No Brasil, o IPCA subiu 0,23% em maio. O resultado também representa desaceleração de 0,38 ponto percentual em relação a abril, quando a inflação avançou com mais força, a uma taxa mensal de 0,61% e a uma taxa anual de 4,18%.

Inflação dividida pelos grupos

Alimentação e bebidas: -0,24%
Habitação: -0,28%
Artigos de residência: 0,14%
Vestuário: 0,81%
Transportes: 0,85%
Saúde e cuidados pessoais: 0,66%
Despesas pessoais: 0,31%
Educação: 0,09%
Comunicação: 0,19%

G1

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp