Enfermeiros do Acre iniciam paralisação de 24 horas nesta quinta-feira

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre, através do Diário Oficial do Estado (DOE), comunica a todos os empregadores (públicos, privados e filantrópicos) e gestores públicos de saúde, sobre a realização de uma paralisação de 24 horas, a partir das 07 horas do dia 29, quinta-feira, até às 07 horas do dia 30 de junho.

A paralisação é contra o requerimento da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSAÚDE) que causa a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, algo que inviabiliza a aplicação da Lei 14.434 de 2022, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

Com a paralisação, os serviços como UTI, Emergência, SAMU e Hemodiálise, funcionarão em 70% a 100%. Já Clínica Médica e Cirúrgica (salvo as cirurgias emergenciais), Centro Cirúrgico, ambulatório, sala de medicação e curativo, bem como os serviços de saúde da atenção básica, funcionarão de 30% a 50%. Por fim, os serviços não essenciais como as Coordenações de Programas de Saúde e serviços administrativos realizados por enfermeiros (as), não funcionarão.

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre vai promover as orientações quanto aos locais de concentração e assinatura de lista de presença.