O Deputado Estadual Fagner Calegário convocou uma Audiência Pública para a próxima segunda-feira (05) com o intuito de debater sobre as diretrizes para as políticas e ações em saúde sexual e reprodutiva direcionadas a jovens e adolescentes na rede pública de saúde. Entre os principais convidados esta o Secretário de Saúde Pedro Pascoal, o juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco José Wagner de Freitas Pedrosa Alcântara, o Secretário de Educação Aberson Carvalho, o Secretário da Casa Civil Jhonatan Donadoni, entre outras autoridades do Estado.
Na última semana, o Projeto de Lei, de autoria do Deputado Estadual Fagner Calegário, que visava buscar políticas e ações em educações sexuais para jovens e adolescentes foi vetado dentro da Assembleia Legislativa. Apesar do veto, os parlamentares acordaram debater o projeto para que pudesse ser novamente apresentado na Casa do Povo ainda esse semestre.
No Projeto de Lei, Calegário destacou a necessidade de políticas e ações em saúde sexuais para jovens como campanhas de conscientização, melhor atendimento para as adolescentes grávidas na rede pública de saúde, adequação do horário escolar para as jovens mães e ensinamento de doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos para jovens e adolescentes no ambiente escolar.
A audiência pública acontecerá às 9h, dia 5 de junho, no plenário da Assembleia Legislativa. Calegário fez questão de estender o convite a toda população que tem interesse no assunto. “Toda opinião será escutada. Esse é um assunto delicado, mas necessário e acredito que a construção com todos será importante para melhorarmos e trazê-lo novamente para votação”, comentou o parlamentar.